15/04/2009

O conhecimento instantâneo

A informática está presente na sociedade atual, não está apenas frente a um novo instrumento de consumo ou de um brinquedo. O computador estrutura um novo recorte da realidade. um recorte que possibilita ao usuário recriar uma parte da realidade. Este fato nunca antes tinha acontecido nas dimensões atuais, o real ficava sempre como o último recurso da certeza do sujeito. Era no real que estava a concretude do pensamento, era nele que o professor teria que se basear para estruturar o seu processo de ensino-aprendizagem.
No momento atual conforme Jair Ferreira dos Santos, "os filósofos estão chamando de desreferencialização do real e de desubstancialização do sujeito", ou seja,o referente a realidade se degrada em fantasmagoria e o sujeito, o indivíduo perde a substância interior, sente-se vazio.
Com o processo de desferencialização do real e dessubstancialização do sujeito como é que fica o processo de formação dos alunos? De que maneira o professor deverá agir para lidar com os alunos a partir dessa nova realidade? E como ficará a questão tão presente do individualismo em nossa sociedade?

Um comentário:

  1. Colega!Feliz férias "Suínas"vamos aproveitar pois logo,logo vamos estar retornando.Saudades.

    ResponderExcluir